segunda-feira, 21 de março de 2011

A Revolução Industrial como fator fundamental para a Administração

A Revolução Industrial foi considerado o evento mais importante para o surgimento da Administrção.
Antes desse importante acontecimento, os métodos de trabalho eram manuais. Porém, com os avanços tecnológicos e do próprio trabalho, houve a necessidade de inovação. James Watt, também trouxe sua contribuição na época, através do aperfeiçoamento da energia à vapor. Assim, no século XVIII na Inglaterra, houve uma "revolução", onde trocou-se o trabalho humano pelo trabalho das máquinas.
O aperfeiçoamento da energia à vapor foi fundamental para a redução de custos de produção, de preços e para a expansão de mercados.
Através dessa descoberta de novas fontes de energia, ocorreu um espírito de inovação, o que levou à inveção das máquinas e assim, ao surgimento de fábricas.
Para que essas fábricas funcionassem perfeitamente, precisariam de organização, ou seja, precisariam ser administradas, o que significa que havia a necessidade de planejamento do trabalho, onde tarefas e responsabilidades fossem designadas.
A primeira tentativa de se administrar as forças de trabalho foi frustrada, pois eram em maioria analfabetos e os trabalhos exigiam certas habilidades que estes não possuíam. Foram, então, utilizados treinamentos através de instruções orais, demonstrações, tentativas e falhas. Também foram utilizados métodos de motivação para padronizar os trabalhadores.

Fases da Revolução Industrial:
- Inglaterra (1760 a 1850) = Fabricação de bens de consumo, têsteis e utilização da energia à vapor;
- Europa, América e Ásia (1850 A 1900) = Aumento de bens de produção, de concorrência, expansão de ferrovias e utilização de novas formas de energia (hidrelétrica e petróleo);
- Mundo (1900 até dias atuais) = Surgimento de grandes conglomerados industriais, produção automatizada e em série, expansão da sociedade de consumo, melhoria dos meios de comunicação, das indústrias químicas, eletrônicas, de engenharia elétrica, entre outras.

Fonte: Teorias da Administração - A Revolução Industrial; SILVA, Reinaldo O. Ed: Pioneira, 2001.

Fonte: Google Imagens - Coleção Cadernos de EJA: A tecnologia que reduz o mercado de trabalho.




Fonte: Youtube - Charlie Chaplim: Tempos Modernos

Um comentário:

  1. A revolução industrial foi um marco para a administração, apesar de já haver indícios de organização e controle em épocas bem distantes,foi nela que se destacaram os princípios da administração. Além disso, tivemos grandes progressos como a entrada da mulher no mercado de trabalho, produção em massa, aparelhos eletrônicos que permitem contato à uma grande distância, máquinas para facilitar o trabalho humano.
    Mas, como nem tudo são maravilhas, sempre tem o lado sombrio do acontecimento. Com tanta revolução vieram o desemprego em massa e um êxodo rural forte. O homem foi obrigado a se especializar para garantir um meio de trabalho.

    ResponderExcluir