segunda-feira, 4 de abril de 2011

As Organizações e seu Ambiente

Fonte: Google - Images (Disponível em: professorvalfredo.com.br)

O entendimento das pessoas sobre a complexidade das organizações é limitado e os conceitos que servem de base para a teoria da organização, se desenvolveram junto aos conceitos de administração.
As organizações são entidades onde se trabalham duas ou mais pessoas cooperativamente, dentro de padrões, para o alcance de uma meta comum.
Deve-se dividir o trabalho, procurando-se pessoas com habilidades e conhecimentos e assegurando-se que todos continuem trabalhando em direção às metas da organização, sem perder o foco.
Desafios das organizações atuais:
- Administração das organizações num ambiente global: mudanças políticas e econômicas;
- Projeto e estruturação/reestruturação das atividades organizacionais: menor número de níveis hierárquicos;
- Melhoria da qualidade, da competitividade e do empowerment: dar mais poder e obter maior participação dos empregados para se obter qualidade, através desse envolvimento;
- Redução da complexidade, aumento da velocidade e reação às mudanças ambientais: informações devem ser precisas e repassadas com responsabilidade, apesar da velocidade;
- Administração ética e moral das organizações: objetivos tradicionais e comportamento ético devem ser seguidos.

Organizações como sistemas:

As organizações diferem em muitos aspectos, mas também partilham de muitos outros em comum. O que difere, são as atividades e métodos de operar da organização.

Sistemas abertos



Fonte: Google - Images (Disponível em: cassia-both.blogspot.com)

Forças que influenciam o desempenho administrativo dentro e fora da organização: tecnologia, economia, política/leis, sociedade, cultura, elementos internacionais (ambiente geral); competidores, clientes, fornecedores, parceiros estratégicos, reguladores (ambiente de tarefas); proprietários, empregados, administradores e ambiente físico (anbiente interno).

O ambiente está em constante mudança, sendo muitas vezes complexo e turbulento, o que requer que os asministradores estejam atentos e obtenham informações, definindo uma estrutura para uma maior qualidade na tomada de decisões.

Ética consiste no conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa ou errada. ´
Dilemas éticos:
- A ética não é prescritiva: um conjunto de regras não pode dizer como se comportar em todas as situações;
- Os códigos de conduta servem de orientação geral e podem ser interpretados de diversas maneiras por cada indivíduo.

Reponsabilidade social é a maneira ética que uma organização tem que agir para os interesses próprios e para os da sociedade.
- Visão clássica: visa o máximo lucro;                                
- Visão sócio-econômica: visa o bem estar social externo e não somente os lucros da organização.

Fonte: Google Imagens - Responsabilidade Social (Disponível em: agir.cariri.ufc.br)

Fonte: Bicho Geográfico (Disponível em: sandromeira12.wordpress.com)

As organizações crescem, encolhem e mudam ao longo do tempo. Estágios das organizações:
- Empreendimento: criação do produto e sobrevivência no mercado de negócios. A crise surge com a necessidade de liderança, pois o grande número de empregados causa problemas organizacionais;
- Coletividade: a organização começa a desenvolver metas claras e direção; são estabelecidos departamentos, hierarquias e divisões do trabalho. A crise surge com a necessidade de delegação, pois os empregados de mais baixo nível se encomtram restritos pela forte liderança do topo para as bases;
- Formalização: implementação e uso de regras, procedimentos e sistemas de controle; a comunicação e mais formal. A crise surge com a grande burocratização, podendo sufocar os administradores de nível médio, já que há grande proliferação de sistemas e programas;
- Elaboração: controle social e autodisciplina; os administradores desenvolvem habilidades para solucionar problemas, podendo até simplificar sistemas formais ou substituí-los por equipes administrativas. A crise surge com a necessidade de revitalização, devendo, a organização, passar por inovações.

Fonte: Teorias da Administração - A Administração Hoje; SILVA, Reinaldo O. Ed: Pioneira, 2001.

Artigos Sugeridos:

- AMBIENTE E SUAS MUDANÇAS: IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES - Convibra Administração (Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1272.pdf);

- O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO - Instituto Catarinense de Pós-Graduação (Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev01-03.pdf).


Um comentário:

  1. Um grande desafio das empresas e um passo a mais para se firmar no mercado, é a adequação ao meio ambiente, sendo maleável a todas as mudanças que surgirem no decorrer do tempo. Nesta adequação está incluída a RESPONSABILIDADE SOCIAL, entre outras. A responsabilidade social não é apenas se preocupar com o meio ambiente, o que é muito importante, mas, também, se preocupar com o bem estar dos funcionários dentro e fora da empresa.
    Com isso, a empresa ganha sempre, pois terá funcionários satisfeitos e clientes satisfeitos, pois uma empresa que não preocupa com suas responsabilidades sociais, apenas perde.
    Com o crescimento das organizações, já se pensa em quais estágios ela deve passar, são eles: empreendimento, coletividade, formalização e elaboração.
    Por fim, uma empresa, independente do seu porte, tem grandes preocupações, mas que a longo prazo, se resultam em crescimento e valorização.

    ResponderExcluir