sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os Primórdios da Administração

Fonte: Google - Imagens (thothelementohumano.com)


As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser atribuídas a civilizações muito antigas.
Salomão, um governante bíblico coordenou a elaboração de acordos de comércio, administrou programas de constituição e modelou tratados de paz no século X a.C.
Entretanto, antes disso já havia a necessidade de alguma forma ou sistema para governar o povo.
Muitos governantes antigos usaram seus fiéis servidores para executar seus desejos soberanos, conferindo a esses servidores a devida autoridade para atuar em nome do chefe. De modo coletivo os fiéis servidores se converteram então, no conselho dos chefes.
À medida que o poder e a reputação desses conselheiros aumentavam, alguns deles se tornavam líderes terrenos e espirituais do povo. Para administrar desenvolveram regras e tabus de conduta.
Alguns dos mais antigos documentos escritos no mundo foram encontrados na civilização. Suméria (5 mil anos atrás): primeiras provas das práticas de controle administrativo. Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário coletavam e administravam grandes somas de bens e valores.


As primeiras contribuições militares: Reconhecimento da necessidade do trabalho em equipe e da coordenação.
A Igreja Católica:  A organização formal mais antiga do mundo, foi uma herança do Império Romano; a Igreja Católica propôs alguns problemas organizacionais interessantes. No século II d.C., os líderes reconheceram a necessidade de definir com mais rigor os objetivos, a doutrina e a conduta das atividades cristãs, assim como as condições para se tornar um membro de uma organização.
As primeiras civilizações ofereceram exemplos da antiga prática da administração. A necessidade de líderes, da divisão do trabalho, da amplitude administrativa, da avaliação de desempenho e de outras idéias administrativas podem ser encontradas na história.

Fonte: Teorias da Administração - A Administração Hoje; SILVA, Reinaldo O. Ed: Pioneira, 2001.

Um comentário:

  1. Os primeiros conceitos de Administração, foram surgidos a partir das civilizações muito antigas.
    Perceberam a necessidade de governar, liderar trabalhos em equipe, controlar, e com isso tudo entra a Administração,planejar, organizar, dirigir e controlar.
    Todo lugar e toda pessoa tem a necessidade de planejamentos, e principalmente aprender a trabalhar em equipe, ter atitude de líder, etc.

    ResponderExcluir