segunda-feira, 13 de junho de 2011

Taylor e a teoria da administração científica

Os princípios da administração científica se basearam na estrutura formal e nos processos das organizações.
Estes instrumentos de instruções de produção (pessoas) poderiam ter sido interpretados  por propriedades filosóficas e psicológicas, mas os classicistas preferiram ignorar ou minimizar a importância do fator humano, principalmente porque eles, implicitamente, acreditavam que as pessoas deveriam estar sob um sistema de autoridade.
Os classicistas consideravam a autoridade como um fluxo de cima para baixo, no que se refere aos níveis hierárquicos da organização, o que refletia uma atitude pessimista a respeito da natureza humana, uma vez que consideravam o operário como irresponsável, vadio e negligente.
Conheça um pouco dos pensadores:
  • Frederick W. Taylor (1856-1915): nasceu na Pensilvânia, Estados Unidos, de uma família Quaker, e teve uma educação básica rígida e disciplinada, com conhecimento clássicos de francês e de alemão e viagens ocasionais para a Europa.
    A personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:
a ) como experimentador e pesquisador;
b ) como autor e divulgador dos seus experimentos; e
c ) como formador de uma equipe e linha de pensamento.

Taylor estimou que a produção de cada operário era somente um terço do que poderia ser. A esta restrição de produção ,ele denominou de vadiagem sistemática.
Esta " preguiça" poderia ser superada com uma administração capaz de inspirar ou forçar os operários a alcançarem os padrões.
A vadiagem sistemática era um problema que vinha de muito tempo, e que Taylor justificou do seguinte modo:
  1. os trabalhadores acreditavam que, trabalhando masi depressa, faziam com que um grande número de outros trabalhadores perdesse o emprego;
  2. os sistemas administrativos " defeituosos" da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente, para proteger seus próprios interesses;
  3. os métodos de trabalhos empíricos vinham passando de uma geração para outra de trabalhadores ("regra do polegar").
 Segunto o estudioso de administração Bertram M. Gross, afirmou que o sistema de Taylor se caracterizava pelso cinco aspectos seguintes:
  • análise do trabalho;
  • padronização das ferramentas;
  • seleção e treinamento dos trabalhadores;
  • supervisão e planejamento; e
  • pagamento por produçao.
Considerado o Pai da Administração, Taylor deu o "ponta pé inicial", para um estudo mais elaborado sobre a administração científica e ,com base nestes mesmos estudos, muitas empresas, hoje, abrem as portas para o mercado e tem um grande sucesso.
                                                                    TAYLOR - Administração científica
                                                                                          Disponivel em: <http://rapidshare.com/files/397099549/TAYLOR>

Um comentário:

  1. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, ele dava ênfase nos tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.

    ResponderExcluir