quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Escola Comportamentalista

A abordagem comportamentalista, também conhecida como Novas Relações Humanas, teve origem como um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, direcionando para uma maior valorização do comportamento do indivíduo. 
As considerações de que um trabalhador satisfeito seria um trabalhador produtivo nos estudos de Elton Mayo em Hawthorne, nem sempre se mostrou válida. Entretanto o resultado de seus estudos acelerou o trabalho dos estudiosos e escritores entre 1950 e 1960 para ás teorias de motivação do indivíduo. Esses estudiosos adotaram uma orientação mais psicológica, com foco nos efeitos dos relacionamentos intragrupais e estilos de liderança.

A herança mais importante trazida para a abordagem comportamentalista veio de Kurt Lewin (1890-1947). Nascido na Alemanha estudou nas universidades de Friburgo, Munique e Berlim, onde se doutorou em Psicologia. Seus estudos constituíram a passagem das relações humanas para um novo movimento dedicado á administração e á psicologia industrial da década de 1960.
A psicologia, pela primeira vez, encontrou um meio de usar a experimentação para estudar a vida dos grupos, Lewin conduziu experimentos de grupos para medir a atmosfera da liderança. A teoria de Lewin é o estudo dos pequenos grupos, padrões grupais, motivação, participação, processo decisório, produtividade, tensões, estilos de liderança, etc.


O Clico da Motivação.


  Motivação é “ alguma força direcionada dento dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.




 
O clico da motivação é uma seqüência de eventos que inicia com necessidades insatisfeitas, e termina depois que o indivíduo analisa as conseqüências da tentativa de satisfazer aquelas necessidades.

O clico se constitui de seis estágios:
  • Existe uma necessidade ou um objetivo não-satisfeito;
  • A pessoa procura alternativas que poderiam satisfazer a necessidade;
  • A pessoa escolhe a melhor maneira de alcançar o objetivo;
  • A pessoa é motivada a agir;
  • A pessoa reexamina a situação;
  • Dependendo dos resultados desses esforços a pessoa pode ou não ser motivada pelo mesmo tipo de necessidade.

O principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz.



O não alcance das metas pode ocasionar um comportamento construtivo ou frustração.
No comportamento construtivo é uma reação positiva ao bloqueio de uma meta desejada e pode ter duas formas: A solução do problema ou substituição da meta por outra alternativa.
A frustração é o sentimento que se desenvolve no indivíduo quando ele não consegue alcançar objetivos ou satisfazer as necessidades estabelecidas, e pode ser resumido sobre quatro pontos principais:
  • Agressão: é um ataque físico ou verbal;
  • Regressão: é a reversão para a imaturidade infantil; por exemplo, gritaria, mau humor.
  • Fixação: é repetir ações que não tem resultados positivos;
  • Retraimento: é apatia, desistência ou resignação.

Alguns fatores influenciam fortemente o sentimento de frustração como:
- O nível e a intensidade da necessidade;
- A força da motivação;
- As características da personalidade.

Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow

A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é uma das mais populares sobre a motivação no estudo da administração e do comportamento organizacional.
Maslow estaleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas, que estão priorizadas abaixo:




  • Necessidades Fisiológicas: são alimentação, sono, abrigo, (necessidades humanas);
  • Necessidades Segurança: surgem quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. São as necessidades de proteção contra doenças, roubo, desemprego, etc.;
  • Necessidades Sociais: surgem quando as anteriores estão relativamente satisfeitas; participação em grupos sociais, amizade, afeto, amor, etc.;
  • Necessidades de Auto-Estima: estão relacionadas com a maneira pelo qual o indivíduo se avalia; auto-apreciação, autoconfiança, status, prestígio;
  • Necessidade de Auto-Realização: autodesenvolvimento contínuo, ser o seu melhor.

A liderança nas Organizações


Liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades de grupos, no sentido do alcance de objetivos, em uma dada situação.

A liderança pode aparecer de duas formas:
 - Liderança Forma: é exercida por pessoas escolhidas para posições de autoridade forma nas organizações;
 - Liderança Informal: é exercida por pessoas que se tornam influentes pelas suas habilidades especiais, que servem as necessidades de outros.

Os estudiosos perceberam a grande influência da liderança informal dentro das organizações, pois esses líderes informais estabeleciam as regras para a atuação dos grupos e mantinham forte controle sobre o comportamento dos membros dos grupos. Daí a importância da liderança até os dias de hoje.


Um comentário:

  1. As organizaçães devem preocupar-se não somente com a satisfação das necessidades básicas dos seus empregados, visto que aquele que não tenha a oportunidade de interagir e obter valorização profissional, poderá mostrar-se insatisfeito, ainda que disponha de excelente remuneração.

    ResponderExcluir