Fonte: PADUAN, Márcia. Administração e Suas Perspctivas.disponivel em: http://blig.ig.com.br/mundoacademico/2009/05/19/a-administracao |
Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
A atividade da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.
As funções dos administradores são planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ainda que os administradores realizem o mesmo conjunto de funções, eles são classificados em níveis dentro da organização: alta administração (Diretores), média administração (Gerentes) e administração operacional(Supervisão ou chefia). Os papéis do administrador, segundo Mintzberg, são: interpessoal, informacional e decisorial.
A tarefa básica da administração é a de fazer as coisas, por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz.
Eficiência: Operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.
Eficácia: Significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo.
As competências essenciais de um administrador são liderança, auto-objetividade, pensamento analítico, flexibilidade comportamental, comunicação escrita e verbal, impacto pessoal, resistência ao stress e tolerância na incerteza.
Para que os administradores possam atuar eficazmente no processo das suas atividades, três habilidades são necessárias: técnicas, humanas e conceituais. Habilidades de comunicação e habilidades de pensamento critico também são fundamentais.
Os gerentes do futuro devem ter as seguintes características: procurar a mudança, observar as realidades externas, promover um estilo de treinamento, eliminar o medo, criar especialização, ter visão, negociar para resolver problemas e valorizar a diferença.
Os administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação (verbal e não-verbal).
Administração não é somente arte, mas também ciência que contém princípios definidos e conceitos, que dirigem a organização dentro de certos limites.
Fonte: Teorias da Administração - A Administração Hoje; SILVA, Reinaldo O. Ed: Pioneira, 2001.
A administração é um instrumento fundamental para a organização de uma empresa ou entidade. Sempre com ênfase nas pessoas e utilizando-se da eficiência e da eficácia, a administração tem o objetivo de atingir metas em comum da entidade, através do planejamento, organização, direção e controle, para que os recursos materiais sejam transformados em produtos e serviços de qualidade por meio da qualificação e das habilidades dos recursos humanos.
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